VEREADOR DONIZETTI SEGUE FISCALIZANDO AS AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE

TRÊS REQUERIMENTOS DE AUTORIA DO VEREADOR DONIZETTI AMORIM SOLICITAM INFORMAÇÕES QUE VÃO DESDE GASTOS COM SAÚDE E A REALIZAÇÃO DE EXAMES ATÉ A ATUAÇÃO DOS PSFS.

Na Sessão Ordinária ocorrida na terça-feira, dia 11 de fevereiro, o Vereador Donizetti Antônio de Amorim, o Zetinho, apresentou uma série de Requerimentos onde solicita ao Executivo Municipal informações relacionadas à área da saúde.

No Requerimento de Nº 15/2020, por exemplo, Zetinho pede a relação da quantidade e valores gastos com exames de Mamografia, Endoscopia, Ultrassonografia e Raio-X realizados pela Prefeitura, bem como as que foram pagas pela Administração Municipal nos exercícios de 2017 a 2020.

Já no Requerimento de Nº 17/2020, o Vereador pede a relação das cotas liberadas pelo Estado e disponibilizadas para o município de Itaú de Minas pelos Hospitais através do SUS Fácil Eletivo, nos anos de 2019 e 2020. E com base nesse mesmo período, Donizetti solicitou, ainda, a lista de espera para cirurgias cadastradas no SUS Fácil Eletivo.

Enquanto isso, no Requerimento de Nº 18/2020, Zetinho pediu informações sobre a atuação dos PSFs. De acordo com o Vereador, um cidadão solicitou atendimento domiciliar e a médica do PSF-5 não atendeu tal solicitação. O paciente estaria com a doença chamada ELA e infelizmente não aguentou a espera sem atendimento, vindo a falecer. Por esse triste motivo, o Parlamentar estaria solicitando as seguintes informações e fazendo os seguintes pedidos ao Executivo Municipal, referentes aos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020:

• Qual a jornada de trabalho dos médicos dos PSFs?
  • Envio da folha do ponto de presença dos últimos dois meses da médica do PSF-5.
  • Se foi por motivo de ausência que ela não fez a visita domiciliar, solicita-se o envio da justificativa que comprove tal ausência.
  • O que os médicos dos PSFs fazem depois do almoço?
  • Quantas visitas que os médicos dos PSFs fazem por dia e quais os horários de visita domiciliar? Solicita-se cópias dos comprovantes das visitas realizadas pela médica do PSF-5 nos últimos dois meses.

E ainda com relação à pauta do Requerimento de Nº 18/2020, Donizetti afirmou que o paciente em questão necessitava de fato de atendimento médico e solicitou para que o Vereador intermediasse uma consulta médica domiciliar. Assim sendo, no documento encaminhado ao Executivo, Zetinho disse que solicitou tal procedimento ao PSF-5 e também ao Pronto Socorro Municipal, mas afirma que ninguém realizou o atendimento, mesmo após a promessa de que o procedimento seria feito.

À Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara o Parlamentar disse que se sentiu iludido e acabou iludindo o paciente com a certeza de que o problema seria solucionado. Infelizmente, reforçou Donizetti no Requerimento, a pessoa não aguentou e faleceu sem o devido atendimento.

Por fim, à Assessoria de Imprensa, o Parlamentar justificou os Requerimentos 15 e 17 afirmando que seus pedidos visam a fiscalização e o acompanhamento dos assuntos ora pautados, vez que a população o tem procurado cobrando ações nesse sentido.

Quer ficar por dentro de tudo o que de mais importante acontece no Legislativo Itauense e acompanhar a tramitação dessas e de outras matérias legislativas? Então, acesse o nosso portal na internet e nos acompanhe nas redes sociais.