OBERDAN FARIA QUER A PROIBIÇÃO DO CORTE DE ÁGUA E ENERGIA AOS FINAIS DE SEMANA

O PRESIDENTE DA CÂMARA AFIRMOU QUE O CORTE DE SERVIÇOS ESSENCIAIS ÀS SEXTAS-FEIRAS PREJUDICA O CIDADÃO QUE, MESMO EFETUANDO O PAGAMENTO, SÓ TERÁ O RESTABELECIMENTO DO SERVIÇO DIAS DEPOIS.

No dia 06 de março, o Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaú de Minas, Vereador Oberdan Faria, viajou até a capital do Estado, Belo Horizonte, onde esteve na Assembleia Legislativa e protocolou um ofício encaminhado ao Exmo. Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes.

No documento, o Vereador solicita ao Deputado que concentre esforços junto aos seus pares e ao Governador do Estado de Minas Gerais no sentido de que se crie normas legais para proibir a interrupção da prestação de serviços públicos feitos por concessionárias mineiras, com ênfase na COPASA e na CEMIG, realizada às sextas-feiras ou em dias que antecedam feriados.

De acordo com Oberdan, são imensuráveis os transtornos, os prejuízos e o número de reclamações da população, especialmente das famílias mais carentes e com filhos menores de dez anos, que, por diversos motivos, não conseguem pagar pontualmente as suas despesas com água e energia elétrica, e têm a sua situação agravada quando as concessionárias procedem com a interrupção desses serviços essenciais em véspera de finais de semana ou de feriados.

Oberdan esclarece que, com o corte desses serviços nos períodos mencionados, os usuários têm enorme dificuldade de procurar as agências bancárias para quitar o débito, vez que elas só operam até as tardes de sexta-feira, sem contar ainda, que, quando conseguem quitar a dívida, as concessionárias só reativam o serviço no próximo dia útil.

O Vereador fez questão de enfatizar em seu ofício que o fim de semana é sagrado para o devido e merecido descanso do trabalhador que, além de enfrentar as dificuldades financeiras do dia a dia, pode ter o seu repouso profundamente conturbado ao se deparar com o corte no fornecimento de água ou de energia elétrica em sua casa às sextas-feiras, quando não há mais nada o que se possa ser feito.

Assim, Oberdan Faria pede a criação de uma Lei Estadual que obrigue as concessionárias mineiras, no caso em tela, a COPASA e a CEMIG, a respeitarem as dificuldades das famílias mais carentes e não procederem o corte desses serviços em véspera de finais de semana e de feriados.

À Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara, Oberdan Faria disse que acredita que essa ação não gerará novas despesas e não implicará em custos adicionais para as concessionárias, tendo em vista que os profissionais responsáveis pelos cortes na sexta-feira pode muito bem fazê-lo na segunda-feira e que o consumidor pagará os juros devidos por esses dias na próxima fatura.

Quer ficar por dentro de tudo o que de mais importante acontece no Legislativo Itauense e acompanhar a tramitação de todas as matérias legislativas, além das ações dos Vereadores? Então, acesse o nosso portal na internet e nos acompanhe nas redes sociais.