ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE PALESTRA

Saúde mental e depressão na adolescência foram os temas abordados na palestra “Vencendo os Ladrões da Alegria”, realizada nesta última quarta-feira. Mais de 80 alunos participaram do evento.

Entre os dias 18 e 20 de setembro, aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na capital do Estado, Belo horizonte, a 16ª Plenária Estadual do Parlamento Jovem de Minas. No evento, que marcou a última etapa oficial do projeto em 2019, além de debaterem e votarem nas propostas que viriam a compor o Documento Final do PJ, entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, os jovens também escolheram o tema que será estudado por eles no próximo ano. Nesse sentido, os mais de 120 alunos, representando os 94 municípios mineiros que participaram desta edição do PJ Minas, escolheram o tema “MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

PJ Minas

Contudo, chamou especial atenção dos organizadores estaduais e dos coordenadores municipais do programa, um dos temas indicados pelos jovens em suas respectivas cidades de origem: “Saúde Mental e Depressão na Adolescência” apareceu em todos os 16 polos regionais dos quais foram divididas as Câmaras participantes. Em alguns municípios, por exemplo, como foi o caso de Itaú de Minas, os alunos foram ainda mais específicos e indicaram o desejo de debater no ano que vem o tema “Suicídio Entre os Jovens”. Ou seja, assunto extremamente delicado e que, embora não tenha sido eleito na Plenária Estadual, não poderia de forma alguma passar desapercebido, vez que o PJ Minas é um projeto concebido justamente para dar vós aos jovens e para eles sejam, de fato, ouvidos.

Assim sendo, a Escola do Legislativo de Itaú de Minas (Elegis Itaú), a exemplo do que vem acontecendo Estado afora, não se escondeu e não se furtou da responsabilidade de ouvir os jovens parlamentares, de entender os motivos que os levaram à tal indicação e de auxiliá-los no entendimento e enfrentamento desse assunto tão difícil e complexo de ser debatido.

E o primeiro passo nessa direção foi dado nesta última quarta-feira (02), as 19 horas, quando a Elegis Itaú promoveu uma palestra e recebeu quase uma centena de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas das redes pública e particular. E esse número se torna ainda mais expressivo se for levado em consideração que os estudantes voltavam de um feriado prolongado na cidade, vez que dia 1º de outubro, terça-feira, foi o dia da Padroeira de Itaú de Minas, Santa Terezinha do Menino Jesus.

A palestra “Vencendo os Ladrões da Alegria” só se tornou possível graças à parceria firmada entre a Escola do Legislativo e o palestrante voluntário Cristóvão Sousa Oliveira e o seu fantástico personagem, o palhaço Cheidi Beleza.
Durante aproximadamente duas horas, Cheidi falou desses temas um tanto quanto carregados de forma leve, espontânea, descontraída e, por vezes, até mesmo extrovertida, tendo em vista, obviamente, a figura do palhaço. Ninguém conseguia tirar os olhos do personagem e as suas mensagens certamente ficarão por muito tempo na memória de quem teve a oportunidade de acompanhar a sua palestra.

Cheidi Beleza

Em resumo, de acordo com o próprio palestrante, “o principal objetivo da palestra foi fazer com todos saíssem, ao final da troca de experiências, um pouco melhores do que chegaram à Câmara”. Cheidi falou sobre alegria, tristeza, descontentamento, depressão e ansiedade, que, por sua vez, é considerada por especialistas o mal do século e, infelizmente, também vem ganhando espaço entre os transtornos mais sentidos pelos jovens brasileiros.

Para ratificar que a preocupação em debater esse tema com os jovens era genuína e cheia de fundamentos, Cheidi apresentou um levantamento realizado no ano de 2018 pela Organização Mundial de Saúde, que constatou que o Brasil está no topo da lista, com 9,3% da população manifestando quadro de ANSIEDADE, bem como de DEPRESSÃO. Nesse estudo feito pela OMS, foi constatado que o sexo FEMININO é o que mais sente as consequências, com 7,7% sendo ansiedade e 5,1% depressão. Nos homens, a porcentagem cai um pouco, para 3,6% em ambos os casos.

E assim, Cristóvão e seu personagem, Cheidi Beleza, enumeraram, sob seus pontos de vista, os sete ladrões da alegria e geradores de ansiedade ente os jovens: culpa, medo, ingratidão, autocomiseração, esperar do outro o reconhecimento, assumir a responsabilidade do outro e fazer da vida virtual a real. E na sequência, Cheidi listou algumas armas para destruir esses ladrões. Porém, para que a palestra alcance os mesmos resultados que obteve com o público na Escola do Legislativo em Itaú de Minas, a recomendação é de que o leitor assista, de fato, a palestra e interaja com o palhaço Cheidi de Beleza, desfrutando e usufruindo do seu magnífico trabalho.

O estudante Victor Hugo Alves Alcides, aluno da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli e eleito representante municipal do PJ Minas em Itaú, afirmou que o evento foi de extrema importância para que ele, seus colegas de parlamento e todos os demais convidados pudessem aprender mais sobre o assunto em pauta e, principalmente, para que eles pudessem falar abertamente sobre um tema que tanto aflige os jovens e suas famílias. Victor Hugo disse estar imensamente realizado por ter podido fazer parte do Parlamento Jovem de Minas em 2019, sendo para ele, uma grande experiência de vida e um enorme aprendizado. Por fim, o estudante, de apenas 15 anos, parabenizou a Escola do Legislativo pela inciativa e agradeceu ao palestrante Cristóvão pela sua dedicação e à Diretora de sua escola regular, a professora Diani Sousa, pelo incondicional apoio.

Victor Hugo

De acordo com a direção da Escola do Legislativo de Itaú de Minas, embora as atividades oficiais do Parlamento Jovem de Minas, edição 2019, tenham chegado ao fim, até dezembro desse ano, quando os jovens parlamentares receberão os certificados dos diversos cursos, oficinas e eventos dos quais participaram, outras atividades do gênero deverão ocorrer e a intenção é alcançar um número cada vez maior de estudantes.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.