ESCOLA DO LEGISLATIVO PROMOVE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

Servidores da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli receberam orientações acerca da utilização de ferramentas digitais gratuitas, que podem ser facilmente utilizadas durante as aulas.

A pandemia do novo coronavírus teve grande impacto na educação e trouxe novos desafios tanto para o educador quanto para o educando. A suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares evidenciou uma série de desigualdades.

Os portões foram - e em muitos lugares ainda permanecem - fechados e professores e alunos se viram distantes das salas de aulas. Esse cenário, com milhares de escolas fechadas em diversos países, não se repetia desde a Segunda Guerra Mundial, evidenciando novamente todo o zelo que devemos ter com o ensino, que desta vez foi escancarado pela relação indireta entre Educação e Coronavírus.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência da ONU responsável por acompanhar e apoiar a educação, comunicação e cultura no mundo, a pandemia da COVID-19 já impactou os estudos de mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países - o que representa cerca de 91% do total de estudantes no planeta.

Em meio a esse panorama assustador e conturbado, não apenas na questão de saúde, mas também do aprendizado das crianças e dos jovens, os impactos no ensino são vários, a começar pelo desafio do ensino à distância. Nesse sentido, enquanto alguns destes desafios escancaram determinados problemas na área da Educação, outros podem ser oportunidades de crescimento e evolução, basta que saibamos trabalhar de maneira coordenada, colaborativa e inovadora.

Assim, ciente do seu papel na sociedade, da sua função educadora e visando mitigar os obstáculos que ainda persistem em obstaculizar a prática do ensino remoto, a Câmara Municipal de Itaú de Minas, através da sua Escola do Legislativo, e em parceria com a Direção da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli, ofereceu um rápido treinamento aos professores e demais profissionais da educação daquela instituição.

Na pauta da capacitação, que ocorreu de forma remota na tarde desta segunda-feira (10), estava a apresentação de três mídias digitais gratuitas, que podem facilmente ser utilizadas em sala de aula, contribuindo significativamente com o processo de ensino-aprendizagem. São elas as seguintes ferramentas: o Padlet, a Webquest e o Wordwall.

PADLET

O Padlet é uma aplicação web que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia em um formato multiplataforma. Nele é possível inserir qualquer tipo de conteúdo em texto, imagem, vídeo, link, juntamente com outras pessoas.

WEBQUEST

Enquanto isso, a Webquest consiste em uma metodologia, um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber.

WORDWALL

E por fim, o Wordwall é uma aplicação web multiplataforma para criar atividades personalizadas, como quizzes, competições, jogos de palavras, dentre outros, a partir de um modelo pré-definido. Nele é possível:

• propor atividades síncronas e assíncronas;
  • criar jogos online e/ou imprimíveis;
  • compartilhar com a comunidade Wordwall as atividades produzidas;
  • utilizar atividades desenvolvidas por outras pessoas;
  • acompanhar o desempenho dos participantes nas atividades, por meio de relatórios;
  • Incorporar as atividades produzidas em mural dinâmico (ex. Padlet), site, blog, etc., por meio do código HTML ou link.

À Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara, o Diretor da Escola do Legislativo, Senhor Wallison Costa Parreira, responsável por ministrar a capacitação para os professores da Escola Estadual Ary pimenta Bugelli, afirmou que “as mídias, em seus mais variados tipos e formatos, têm que ser mais amplamente exploradas em sala de aula, haja visto que estão inseridas no dia-a-dia do aluno de forma irreversível”. Para ele, “o professor precisa se capacitar para o uso dessas novas ferramentas e, ao mesmo tempo, reciclar a forma e os métodos de ensino”. E por fim, Parreira completa: “A comunicação do conhecimento deve ser feita ao aluno seguindo os moldes de seu próprio cotidiano. Caso contrário, aquele mundo novo e mágico onde tudo o que ele sabe foi aprendido ali, deixa de existir visto que lá fora há muito mais o que se descobrir. Assim sendo, acredito que a pandemia, apesar de todos os inquestionáveis malefícios que trouxe consigo, acabou antecipando de forma abrupta uma mudança de paradigmas que resistiam em permanecer inalteráveis. A educação, provavelmente, nunca mais será a mesma de antes. Nesse quesito, quero acreditar que estamos evoluindo.

Ao final da capacitação desta segunda-feira, as direções da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itaú de Minas e da Escola Estadual Ary pimenta Bugelli, que há muito tempo mantêm laços de cooperação mútua, prometeram estreitar ainda mais as relações e promover outras atividades em prol da comunidade estudantil e da sociedade de maneira geral.