CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

O CAC VEM A PÚBLICO ESCLARECER O QUE MUDOU NA CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL, QUE AGORA É DIGITAL, ESTÁ MAIS MODERNA E ACESSÍVEL.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital serão:

• Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Em Itaú de Minas o Posto de Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) funciona no CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão, órgão criado e mantido pela Câmara Municipal.

O CAC está aberto de segunda à sexta-feira, das 07 horas às 11 horas no período da manhã e do meio-dia às 16 horas no período da tarde.

Então, para maiores esclarecimentos sobre a Carteira de Trabalho Digital, basta o trabalhador se dirigir até o CAC, nas dependências da Câmara, na Praça Monsenhor Ernesto Cavicchioli, Nº 366, no Centro em Itaú de Minas. Ou, ainda, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (35) 3536-1664 e pelo e-mail cac@itaudeminas.mg.leg.br.

À Assessoria de Comunicação e Imprensa da Câmara, Fabiano Damião, responsável pelo Posto do MTE, explica que os cidadãos que não tiverem acesso à Internet, ou que tiverem dificuldades durante o cadastro para obtenção da nova Carteira, podem procurá-lo no CAC para realizarem o procedimento de forma gratuita, rápida e segura.

Dúvidas Frequentes - CTPS Digital: https://empregabrasil.mte.gov.br/duvidas-frequentes-ctps-digital/

Vania Elysée
Vania Elysée disse:
24/01/2021 21h58
Eu não posso recuperar minha senha da carteira de trabalho digital, meu número tá bloqueado, perder meu e-mail
katia cilene hilaria fernandes
katia cilene hilaria fernandes disse:
16/04/2021 20h02
nao consigo redefinir minha senha da carteira digital nao tenho a senha do email nem conta na caixa como proceder
Sílvio Vieira da Silva
Sílvio Vieira da Silva disse:
04/04/2022 13h25