CÂMARA REALIZA ELEIÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES

A PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2021 FOI MARCADA PELA FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES E PELO SENSO DE UNIÃO E DEMOCRACIA.

Nesta última terça-feira (05), os Vereadores se reuniram para a primeira Sessão Ordinária da atual Legislatura, a 9ª na história da Câmara Municipal de Itaú de Minas. Em pauta estava a eleição e a formação das Comissões Permanentes, que são aquelas responsáveis por analisar e deliberar sobre projetos e matérias de assuntos específicos e têm o objetivo de dar continuidade aos trâmites dos projetos apresentados ao Legislativo, emitindo seus pareceres a respeito.

Atualmente, a Casa de Leis Itauense possui cinco Comissões Permanentes, sendo elas:

• COMISSÃO DE CULTURA, LAZER E ESPORTE
  • COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA
  • COMISSÃO DE FINANÇAS O ORÇAMENTO
  • COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO
  • COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS, AGRONEGÓCIO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO, MEIO AMBIENTE, TRABALHO E EMPREGO

E como não poderia ser diferente, a DEMOCRACIA vem ditando o ritmo dos trabalhos na Câmara nesse início de Legislatura. Na segunda-feira (05), os Vereadores realizaram uma reunião preparatória para debaterem a formação das Comissões e desse encontro, de forma consensual, foi firmado um acordo verbal entre os sete parlamentares, que propuseram, antecipadamente, a composição de cada Comissão. Deste modo, como todos participaram do processo de formação, passou a constar na pauta da Sessão do dia seguinte apenas a votação de uma única proposta geral.

Os trabalhos da Sessão Ordinária, então, foram conduzidos pela Presidente da Câmara, Vereadora Cláudia Calixto Simão Fonseca, e a proposta geral formulada pelos Parlamentares foi aprovada por unanimidade, ficando as Comissões Permanentes compostas da seguinte maneira:

COMISSÃO DE CULTURA, LAZER E ESPORTE
Presidente: Vereador Geovan dos Santos
Vice-Presidente: Vereador Fabiano Gomes de Lima
Membro: Vereadora Juliana Mattar

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA
Presidente: Vereador Roberto Gonçalves Vieira
Vice-Presidente: Vereadora Juliana Mattar
Membro: Vereadora Maria Elena Faria Fraga

COMISSÃO DE FINANÇAS O ORÇAMENTO
Presidente: Vereadora Maria Elena Faria Fraga
Vice-Presidente: Vereador Geovan dos Santos
Membro: Vereador Fabiano Gomes de Lima

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO
Presidente: Vereador Davi Oliveira de Sousa
Vice-Presidente: Vereadora Juliana Mattar
Membro: Vereador Roberto Gonçalves Vieira

Presidente: Vereador Fabiano Gomes de Lima
Vice-Presidente: Vereador Geovan dos Santos
Membro: Vereadora Maria Elena Faria Fraga

Vale lembrar que, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, a Presidente da Mesa Diretora não pode compor nenhuma Comissão, seja ela Premente ou Especial.

Assim sendo, para aqueles que já acompanham os trabalhos do Legislativo, deve parecer um tanto quanto estranho o anúncio tão prematuro dos postos que cada Vereador irá ocupar dentro das comissões, vez que elas deveriam se reunir em um segundo momento para realizarem a eleição de seus respectivos Presidente e Vice-Presidente. Todavia, em mais um ato democrático e consensual, ao final da Sessão todos se reuniram mais uma vez e já anunciaram para a Secretaria da Câmara como ficou desenhado o organograma de cada uma das Comissões. E assim, os trabalhos de cada Comissão Permanente já podem ser iniciados.

A Sessão Ordinária completa está disponível no Canal da Câmara no Youtube e também na página do Facebook.

E você, quer saber tudo que de mais importante acontece no Legislativo Itauense e ficar por dentro das matérias que tramitam na Câmara e que podem definir os caminhos que a nossa querida Itaú de Minas irá percorrer nos próximos anos? Então, acesse: www.itaudeminas.mg.leg.br, ou baixe o nosso aplicativo na PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.contato.cm_itaudeminas.