CÂMARA PROMOVE REUNIÃO EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA O HOSPITAL ITAÚ
Nesta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Itaú de Minas promoveu mais uma reunião - a segunda do ano - com vistas a encontrar soluções viáveis que possam socorrer financeiramente o Hospital Itaú.
Participaram do evento os Vereadores Obedan Faria, Presidente da Mesa Diretora, Davi Sousa, Denis Magalhães, Donizetti Amorim, Matheus Vilela e Roberto Vieira. Além dos Parlamentares, estiveram presentes no encontro representantes da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde e da sociedade civil. E também marcaram presença alguns empresários itauenses, representantes dos Conselhos da Fundação Itaú de Assistência Social (FIAS), mantenedora do Hospital Itaú, e diretores da instituição. Por fim e não menos importante, vale apontar a presença do Dr. Alan Carrijo, representante do Ministério Público do Estado de Gerais e um dos responsáveis, junto ao próprio Presidente da Câmara, por indicar a necessidade dessa reunião. Legalmente, Dr. Alan é Curador da FIAS, vez que é ele o responsável pelo MP da Comarca de Pratápolis.
Recentemente, o jornal “Folha da Manhã” estampou em sua capa uma matéria dando conta de que o Hospital Itaú, que funciona há mais mais de 60 anos, poderia fechar as portas e encerrar as suas atividades em decorrência de diversas dívidas acumuladas, especialmente, nos últimos meses.
De acordo com a reportagem, que deixou da cidade inteira assustada, o que mais preocupa e agrava a situação, além das dívidas, é que a arrecadação da instituição já havia diminuído cerca de 50% desde o início do ano e agora, com este tempo difícil de pandemia, a previsão é de que as receitas caiam ainda mais.
Nesse sentido, além da análise acerca da real situação financeira do Hospital Itaú, pautou a reunião promovida pela Câmara possíveis soluções com impacto de médio e longo prazos para o problema, medidas emergenciais e os futuros caminhos que os conselhos gestores da FIAS devem seguir daqui pra frente.
Dentre as ações imediatas mais exigidas pelos presentes, especialmente pelos Vereadores, estão inciativas que promovam a transparência na gestão da fundação, vez que o Hospital se mantém, de uma forma ou de outra, com recursos públicos e essas informações devem estar ao alcance de todos.
A revitalização do Plano “Irmão Amigo” também foi bastante discutida, assim como a criação de um novo plano de captação de doações feitas por empresários locais e regionais. Além disso, a Prefeitura se comprometeu em realizar no próprio hospital todo e qualquer procedimento que este, por sua vez, esteja apto tecnicamente para executar. Anteriormente, vários desses procedimentos eram encaminhados para fora do município. Em contrapartida, a direção do Hospital Itaú deve reformular a sua tabela de preços e adequá-la ao mercado.
Outro ponto que foi muito debatido na reunião trata-se de uma possível permuta de terrenos entre a FIAS e a Prefeitura. Nesse caso, que ainda terá a sua viabilidade jurídica analisada pelo Departamento Jurídico da Câmara juntamente com todos os Vereadores, pelo Ministério Público e pela Procuradoria Municipal, a Prefeitura ficaria com uma área localizada atrás do Hospital, enquanto a fundação ganharia a posse de um imóvel da Municipalidade localizado na rua João Kirchner. A intenção é que tão logo a permuta ocorresse, esse imóvel seria vendido para que, com os valores recebidos, parte da divida da instituição fosse quitada. Já a Prefeitura, por sua vez, teria uma área suficiente para construir um novo Pronto Socorro, anexo ao Hospital, criando assim uma espécie de centro municipal de saúde. Outra vantagem apontada pela FIAS nessa proposta é que ambas as partes economizariam em diversas áreas e em determinados procedimentos. Todavia, vale ressaltar que esse “negócio” ainda será analisado pela Prefeitura e deverá ser avalizado pelo Ministério Público e pelo Legislativo Municipal.
E depois de mais de três horas de exposição de ideias e de muitos debates, o sentimento que pairou sobre todos que estavam no Plenário da Câmara Municipal é de que a reunião proposta pelo MP e pela Presidência do Legislativo Itauense no intuito de evitar o iminente fechamento do Hospital Itaú trouxe um sopro de esperança para a FIAS e, principalmente, para a população do município.
O vídeo do encontro poderá ser conferido na íntegra através do endereço:
https://www.facebook.com/157995274857809/videos/838311353241221/