CÂMARA HOMENAGEIA O CASAL MILTON XIOL E NILZA MORAIS
No dia 23 de março a Câmara Municipal de Itaú rendeu uma justa homenagem ao casal Milton Xiol Moraes e Nilza Amorim Morais, ícones de uma das mais tradicionais famílias itauenses. Na ocasião, os Vereadores se reuniram em duas Sessões Plenárias e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária Nº 13/2021, de autoria dos Parlamentares Cláudia Calixto Simão Fonseca (REPUBLICANOS), Davi Oliveira de Sousa (AVANTE), Fabiano Gomes de Lima (PSD), Geovan dos Santos (DEM), Juliana Mattar (PTB) e Maria Elena Faria Fraga (PTB).
Milton Xiol Morais nasceu na cidade vizinha de São Sebastião do Paraíso em 26 de abril de 1929. Era o filho mais velho de José Paulo Moraes e Dália Xiol Morais, que tiveram outros 10 filhos, sendo eles: Maria Aparecida Moraes, Sebastião Xiol Moraes, José Xiol Moraes, João Batista Moraes, Wilson Xiol Morais, Lázaro Xiol Morais, Zélia Xiol Morais, Nilson Xiol Morais, Pedro Xiol Morais e Antônio Xiol Morais.
Aos 14 anos de idade mudou-se com a sua família para Itaú de Minas, onde o seu pai comprara um estabelecimento comercial, que ficou conhecido por “Venda do Zé Paulo Moraes”, onde trabalhou por aproximadamente 6 anos. Aos 20, então, casou-se com Nilza Ferreira Amorim.
Iniciando a vida de casado e de chefe de família, Milton foi funcionário da Siqueira Meirelles e comerciante juntamente à sua esposa, quando mantiveram um bar e restaurante em Itaú de Minas. Ele foi, ainda, representante comercial autônomo e trabalhou na Companhia de Cimento Portland Itaú, onde exerceu a função de Mestre de Obras até se aposentar.
Milton Xiol Moraes também era conhecido por sua participação frente às causas sociais, tendo sido Presidente da “Casa dos Aposentados”, instituição em que pôde ajudar a promover diversos eventos, desde bailes a jantares beneficentes.
Como patriarca da família Moraes, Milton foi homenageado pelo Rotary Clube com o título de “Pai do Ano”.
Enquanto isso, Nilza Amorim Morais nasceu em Itaú de Minas em 11 de agosto de 1933, filha de Brasiel Ferreira Amorim e Marieta Vieira Amorim, tendo sido a quinta filha de um total de 14 irmãos: Efigênia Ferreira Amorim (Dindica), Alcides Ferreira Amorim, Elza Ferreira de Amorim, Benedito Ferreira Amorim, Diva Ferreira Amorim, Maria Aparecida Ferreira Amorim, Dilza Ferreira Amorim, Brasiel Vieira Amorim, Benedito Diniz Amorim, Maria Ferreira Amorim, João Batista Amorim, Joana D’arc amorim e Antônio Ferreira Amorim.
Até se casar aos 16 anos de idade com Milton, Nilza ajudava nos afazeres da fazenda de seus pais. Já como esposa, além das tarefas domésticas, ajudou o seu marido quando comerciante.
Nilza também ficou conhecida pela sua generosidade e pelos seus atos de caridade, através de doações rotineiras para os mais necessitados. Além disso, foi uma quitandeira de mão cheia e era muito solicitada para fazer suas bendições de “quebraduras de umbigo”.
A união do casal Milton e Nilza ocorreu em 27 de dezembro de 1949 e rendeu 3 filhos: Marlene Amorim Morais, Milton Xiol Morais Filho e Marilena Amorim Morais Leite. A família conta, ainda, com 10 netos e 11 bisnetos, bem como de mais um filho de Milton Xiol, chamado Milton do Carmo Morais e seus 3 filhos.
Casal extremamente devoto, Milton e Nilza eram tradicionais festeiros das Festas de Congada, das quermesses em prol da Igreja Católica e das acolhidas de Folia de Reis. Mas ganharam fama na cidade e em toda região, de fato, por conta da organização do famoso Terço de São João, que era realizado todo dia 24 de junho em devoção ao Santo.
A residência da família foi construída nas terras que Nilza havia herdado de seus avós paternos, Pedro Rodrigues de Amorim, o famoso Pedro Quita, e Idalina Carrilho Amorim. Foi nesse local que criaram os seus filhos e estes, por sua vez, permaneceram com suas respectivas famílias.
Em 2013, o casal realizou a venda de parte das terras, originando o Loteamento “Marieta Vieira Amorim”, em homenagem à mãe de Nilza. Em uma área do Loteamento encontram-se as residências de seus filhos e lotes doados aos netos.
O casal encerrou a sua missão de vida aqui na Terra em 2016 e 2017, sendo que Milton faleceu em 26 de julho e Nilza em 26 de março, respectivamente. Ambos foram sepultados no Cemitério Municipal de Itaú de Minas, que também se encontra em terras doadas pelos avós paternos de Nilza.
O Projeto de Lei Nº 13/2021 seguiu para Sansão do Prefeito Municipal e a Lei dando o nome de Milton Xiol Moraes à antiga Rua Sete, e de Nilza Amorim Morais à antiga Rua Dois, no Bairro Marieta Vieira Amorim, deve ser publicada dentro do prazo de 15 dias.
Quer ficar por dentro de tudo o que de mais importante acontece no Legislativo Itauense e acompanhar a tramitação dessa e de outras matérias legislativas? Então, acesse o nosso portal na internet e nos acompanhe nas redes sociais:
Portal: https://www.itaudeminas.mg.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/camara.itaudeminas
Facebook: https://www.facebook.com/pg/cmitau
Twitter: https://twitter.com/CamaraItau
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPhk9_hjNJPo4W89j4QZgDg
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=553535361664&text=Envie%20sua%20mensagem%20para%20a%20C%C3%A2mara
Editorial:
Câmara Municipal de Itaú de Minas
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Jornalista Responsável: Wallison Costa Parreira
MTB: 0022076/MG