CÂMARA FINALIZA PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DE SEU ACERVO JURÍDICO

INCIATIVA DA PRESIDÊNCIA DA CASA LEGISLATIVA TRANSFORMOU MAIS DE 6.100 PÁGINAS FÍSICAS EM ARQUIVO DIGITAL. A PREVISÃO É QUE TODO ESSE MATERIAL ESTEJA DISPONÍVEL NO SITE DA CÂMARA JÁ NO INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE.

Preservar informações de interesse público e promover a transparência dos atos Legislativos, facilitando a busca por arquivos importantes, que ajudam a contar a história do Município: esse é objetivo da Presidência da Câmara Municipal de Itaú de Minas ao organizar seu arquivo interno e realizar a digitalização de todo o seu acervo jurídico. O processo, iniciado fevereiro desse ano, se mostrou um recurso essencial para formar um banco de dados completo, confiável, seguro, útil e que ofereça maior controle sobre todo tipo de informações.

O processo de digitalização começou em meados de fevereiro e em menos de 3 meses depois de um trabalho intenso e ininterrupto, mais de 6.100 páginas foram digitalizadas em formato PDF e com o emprego da tecnologia OCR - Reconhecimento Óptico de Caracteres, o que permite que mesmo aqueles documentos mais antigos, com mais de 30 anos e deteriorados pelo tempo, possam ser convertidos em texto pesquisável e reutilizável. Entre os documentos que migraram do meio físico para o digital estão Portarias, Decretos Legislativos, Resoluções e Resoluções Administrativas, bem como todas as Leis Ordinárias e Leis Complementares do Município.

Além da transparência, é importante pensarmos, também, em segurança: segurança no armazenamento dos arquivos, segurança das informações, segurança contra a perda desses documentos”, afirma a Coordenadora Legislativa da Câmara, Angelita Maria de Oliveira Lima.

Acervo Jurídico

Já para a Presidente da Casa de Leis Itauense, Vereadora Cláudia Calixto, “a digitalização de documentos é, ainda, solução para redução de matéria-prima, economia de custos e de espaço. Foram eliminados documentos em duplicidade e o restante foi higienizado e armazenado da forma correta, além de estar disponível em formato virtual, podendo ser acessado a partir de smartphones, computadores e notebooks”.

Vale lembrar que a Câmara Municipal de Itaú de Minas está implantando os Processos Legislativo e Administrativo Eletrônicos, sendo que a digitalização e a disponibilização integral de todo o seu acervo jurídico é apenas uma etapa de todo o trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano.

Para Cláudia Calixto, “essa inciativa é uma forma de acompanhar o avanço da tecnologia e de manter a memória documental da Câmara e do Município”, lembrando que a intenção é também aproximar, divulgar, otimizar e preservar a memória de nossa cidade.

Quer ficar por dentro de tudo o que de mais importante acontece no Legislativo Itauense? Então, acesse o nosso portal na internet e nos acompanhe nas redes sociais:

Portal: https://www.itaudeminas.mg.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/camara.itaudeminas
Facebook: https://www.facebook.com/pg/cmitau
Twitter: https://twitter.com/CamaraItau
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPhk9_hjNJPo4W89j4QZgDg
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=553535361664&text=Envie%20sua%20mensagem%20para%20a%20C%C3%A2mara

Editorial:

Câmara Municipal de Itaú de Minas
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Jornalista Responsável: Wallison Costa Parreira
MTB: 0022076/MG

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.