ALUNA DE ITAÚ DE MINAS IRÁ REPRESENTAR A REGIÃO EM BELO HORIZONTE

JÚLIA BEATRIZ LIMA, ALUNA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DA CÂMARA DE ITAÚ DE MINAS, FOI A CANDIDATA MAIS VOTADA NA PLENÁRIA REGIONAL DO PARLAMENTO JOVEM DE MINAS.

No dia 14 de setembro aconteceu, em Poços de Caldas, a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Mina, umas das principais etapas do projeto. O encontro contou com a presença de alunos e coordenadores dos 11 municípios que compõem o Polo Sudoeste: Itaú de Minas, Albertina, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas.

Na oportunidade, foram votadas, aproximadamente, sessenta e seis propostas elaboradas pelos estudantes de todas as cidades sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, tendo sido priorizadas cinco dessas propostas para encaminhamento à etapa estadual do Parlamento Jovem, agendada para o final de novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sede do legislativo mineiro.

As propostas priorizadas para a fase estadual foram as seguintes:

SUBTEMA 1

Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade

1.1 Desenvolver um plano de ação com o objetivo de preservar a fauna e flora em parques e áreas verdes, com instalação e construção de estruturas de apoio à fauna e plantio de árvores nativas e frutíferas em pontos estratégicos, para o incentivo aos alimentos livres de agrotóxicos, juntamente com campanhas de conscientização sobre a preservação ambiental através ONGs e órgãos públicos.

1.2 Ampliar o número de cargos profissionais e concursos específicos para a polícia ambiental e o corpo de bombeiros com obrigatoriedade do curso de primeiros socorros em animais silvestres.

SUBTEMA 2

Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico

2.2 Investimento por parte governamental à implantação de fontes de energias renováveis, como a eólica e fotovoltaica. Desse modo, devem ser priorizadas as obras públicas e casas construídas pelos programas populares municipais, visando menor dependência de usinas hidrelétricas e redução do valor da conta de luz.

SUBTEMA 3

Recursos Hídricos e Saneamento Básico

3.1 Incentivar o reaproveitamento da água da chuva, por meio da implantação de um sistema de captação fluvial e reuso, sendo utilizada socialmente. Também disponibilizar aos estabelecimentos públicos, incluindo centros educacionais, canalizando-as aos produtores rurais ou outras atividades vitais que não demandem água tratada, resultando todo o processo em descontos governamentais.

3.4 Desenvolvimento de programa de registro e catalogação de nascentes d’água para fins de reflorestamento, preservação e proteção dessas áreas. O participante do programa receberá subvenção para aquisição de mudas, materiais, placas de identificação e crédito em adubo orgânico.

Ainda durante a Plenária Regional, foram escolhidos os representantes do Polo Sudoeste que irão à Belo Horizonte representar a juventude da região na próxima fase. Júlia Beatriz Lima, aluna da Escola do Legislativo de Itaú de Minas, Cauã Aparecido Jerônimo, de Guaxupé, e Rayane Luísa Martins, de Albertina, foram eleitos pelos demais estudantes. A jovem itauense discursou para o Plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas praticamente lotado e foi a participante mais votada entre os onze candidatos.

Júlia Beatriz Lima

Em razão da Pandemia, a Plenária Estadual, umas das últimas etapas oficiais da edição 2021 do Parlamento Jovem, acontecerá pela primeira vez em 18 anos de forma híbrida, com alunos participando, também, remotamente. Dessa forma, além dos três estudantes que estarão em Belo Horizonte, mais vinte e quatro alunos representarão a região de forma remota, inclusive, com poder de voto. Por questões de logística, organização e representatividade, as cidades que contarão com jovens na ALMG não terão representantes participando remotamente.

Na Plenária Estadual, os alunos analisam, apresentam destaques e aprovam as propostas encaminhadas por todos os dezoito polos regionais. O documento final é enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG para providências. Todos os desdobramentos dessas propostas, que poderão se transformar em Leis, Emendas, Indicações, Requerimentos, etc., poderão ser acompanhados diretamente no portal da Assembleia.

Quer saber mais sobre tudo o que aconteceu na Plenária Regional? A Câmara de Guaxupé produziu um vídeo institucional, que conta tudo sobre o encontro. Acesse e assista: https://fb.watch/8Fi0pRGPu5/

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.